cerveja

Quais são os pricipais ingredientes da cerveja?

Afinal, a cerveja é feita de cevada ou de malte? Qual é a importância da água? O que é o lúpulo? Para que serve a levedura? Está mais do que na hora de responder essas perguntas sobre os principais ingredientes para o fabrico da cerveja 

 

Malte

Malte de cevada: um dos ingredientes principais da cerveja

O malte é o produto transformado do grão de cevada após passar por um processo de maltagem, que consiste na germinação controlada do grão e posterior secagem (e após a secagem, o malte ainda pode ser tostado ou fumado). 

O processo de malteação serve para tornar mais disponível o amido contido nos grãos de cevada e ativar as enzimas na casca dos grãos, que mais tarde farão a conversão deste amido em açúcares menores e mais facilmente fermentáveis. Além disso, o grão de cevada é pouco estável devido à ação do tempo, calor e humidade, ao contrário do malte, que pode ser conversado por mais tempo.

Água

Diz-se que água boa faz cerveja boa justamente porque aproximadamente 90% da cerveja é água. Muito da origem e história dos estilos de cerveja se explica em função das características da água da região onde surgiram. Sabor, estabilidade sensorial e de espuma são fortemente influenciados pela qualidade e composição da água.

Lúpulo

Lúpulo, uma planta que dá o sabor amargo à cerveja

O lúpulo é o principal ingrediente de aroma e sabor da cerveja, funcionando como um verdadeiro tempero. É uma planta trepadeira da família da Cannabinaceae (prima da canábis) rica em óleos essenciais (que conferem aroma de ervas, flores e frutas) e substâncias amargas. Ajuda também na estabilidade microbiológica da cerveja e na qualidade da espuma.

Levedura

Leveduras são os microorganismos que fazem a verdadeira magia do processo cervejeiro: a fermentação. Isto é, a conversão dos açúcares provenientes do malte em álcool e CO2, além de gerarem alguns subprodutos (como ésteres e álcoois superiores) que contribuem no aroma e sabor da cerveja e podem trazer a sensação de corpo e aquecimento ao beber.

Outros ingredientes

Dependendo do estilo e da criatividade do mestre cervejeiro, pode-se usar também frutas, ervas aromáticas, mel, especiarias para acrescentar caraterísticas diferentes às cervejas.

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.